domingo, 17 de outubro de 2010

Dimensão Estruturante das Tecnologias



Atualmente uma escola que não tenha em seu currículo a informática e em suas dependências um laboratório de informática é considerado “tradicional” e o professor que, em seu planejamento diário não utilize as “novas” tecnologias não está conectado ao mundo globalizado.
Mas o que percebemos é que a maioria das escolas utiliza as tecnologias totalmente desarticuladas da proposta pedagógica, o que acaba por reduzir o conhecimento a informações estáticas e o aluno a um mero receptor de informações.
Perceber a dimensão estruturante das tecnologias permite que os alunos criem, participem, interajam, colaborem entre si, ao mesmo tempo em que exige uma nova visão do mundo e da escola.
Para Valente "o computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador." (VALENTE, 1993:8).
Portanto, utilizar as tecnologias como um novo recurso na escola, uma nova ferramenta de trabalho, um novo instrumento que chama atenção dos alunos, implica em limitar os usos que as tecnologias nos proporcionam e empobrece a prática pedagógica do professor.

4 comentários:

  1. Legal a imagem do texto, o rapaz com a cabeça cheia de aparatos tecnológicos, na atualidade vivemos assim cercado desses aparatos que nos proporcionam na colaboração da estrutura dimensional.

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  2. O trabalho do professor é fundamental nesse processo, não podemos sub utilizar as tecnologias.

    Visite o blog que construí com minha turma de quarto ano e veja o que estamos aprontando:

    http://turmadapropaty.blogspot.com

    abçs

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  3. Ilnara,
    Muito interessante sua provocação. Ela nos remete à reflexão, já pautada por Professora Maria Helena Bonilla, de que diante do contexto atual de mudanças, marcado pelas Tecnologias da Comunicação e Informação,as formas de educação precisam ser repensadas,reinventadas, pluralizadas, e não apenas pelos professores, mas por todos os sujeitos envolvidos no processo educativo.
    Percebemos que não adianta a escola ter laboratórios de informática ou computadores que sejam utilizados como meros instrumentos para repetição das práticas pedagógicas tradicionais, que muitas vezes não acompanham o movimento histórico das pessoas.

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  4. Interessante...
    "as tecnologias como [..] uma nova ferramenta de trabalho [...] empobrece a prática pedagógica do professor"
    Vendo esta tua colocação, voltei à citação de valente: será que o aprendizado acontece por "estar executando uma tarefa por intermédio do computador"? Será que é o fato de estar frente ao computador fazendo algo que favorece a aprendizagem?O que diferencia fazer algo no computador ou de qualquer outra forma na escola? Pois se pensarmos em uma conta, a calculadora do computador e a convencional são muito parecidas... possibilitam praticamente as mesmas coisas... Assim, se usarmos as tecnologias para fazer mais do mesmo, até podemos, durante um primeiro período, causar um certo fascínio... que se esvai em pouco tempo!
    A questão refletirmos sobre as outras possibilidades que as tecnologias trazem, as outras coisas que podemos fazer. Ah, e não é apenas fazer com o computador, mas fazer com Pessoas!
    ;)

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