TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro, Agir negócios, 2010.
O modelo de educação ainda vigente no século XXI é o mesmo pensado para a era industrial, ou seja, uma educação centrada no professor, único detentor do conhecimento e, o aluno apenas um mero receptor desse conhecimento.
Acontece que, com as tecnologias da comunicação e informação, o mundo tornou-se veloz, o trabalho precisa de funcionários que consiga, de forma criativa e eficiente, responder as novas exigências da sociedade.
O que preocupa é que, apesar da educação continuar nos moldes da era industrial, os alunos são de outra era, a era tecnológica.
O estudo realizado por Don Tapscott, nas escolas americanas, mostra como adolescentes e jovens que cresceram usando a internet, estão mudando desde a educação até o trabalho, desenvolvendo novas formas de pensar, relacionar, trabalhar, interagir e aprender, possibilitando benefícios para toda a sociedade.
Tapscott, ressalta que o foco da educação deve ser no aluno e não no professor, o que significa, uma mudança sem precedentes na educação, mudaria a relação do professor-aluno, o professor deixaria de ministrar uma aula expositiva a todos os alunos igualmente, permitiria o aluno fazer descobertas e interagir com seus pares colaborativamente. A idéia de ficar sentado numa sala de aula fechada, recebendo informação do professor é, no mínimo, estranho para a geração internet, que cresceu acostumado a criar compartilhando as informações, criando on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário